ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
Consultas
Idosos, Adultos, Adolescentes, Infantil
Agendar: | contato@lucianakie.com.br
Local: Consultório - Al. Jaú, 72. Cj 15. Jardins, São Paulo -SP
PSICANÁLISE | Terceira Idade - Saúde Mental
Envelhecimento saudável:
expectativa e qualidade de vida
Temos vivido mais. A expectativa de vida aumenta no Brasil e ao redor do mundo. Mas de que expectativa se trata?
Para a psicologia, começamos a envelhecer ao nascer. Envelhecer tem pouco a ver com a idade biológica. Mas a clínica psicanalítica com idosos tem especificidades e contribui muito para a questão.
No campo médico, a fragilidade é definida como um estado de risco à saúde devido ao esgotamento físico/ emocional em situações de estresse. Contudo, estudos demonstram que isso depende menos do fato de se possuir uma patologia ou doença, do que dos sentimentos de ameaça e vulnerabilidade. A cada nova situação buscamos meios de nos sentirmos inteiros mais uma vez, o que a (re)torna estressante. Saudoso, mas não necessariamente saudável.
A qualidade de uma vida envolve lidar com mudanças previstas (nas funções biológicas e no esquema corporal, por exemplo), mudanças imprevistas (as variáveis em cada situação e os modos de enfrentamento), e uma dose de inesperado (o acaso contido no susto, no deslumbramento, na surpresa).
Com o passar dos anos, antigas condutas dão lugar a novos papéis sociais, no núcleo familiar (entre gerações e funções), no meio profissional (chegada da aposentadoria, início de uma nova ocupação). Tempo que se estende e que se esvai... Às vezes, sentido como excesso, e por outras, como escasso, falta de tempo para mais.
Legados, conquistas e momentos gratificantes por certo, mas que também nos colocam questões nada fáceis como a finitude, perdas, sentimentos de dependência, abandono e solidão. Nesse balanço de uma vida que vale a pena ser vivida, nem sempre a conta fecha. E como solução, torna-se cada vez mais comum o discurso imperativo de que devemos sempre inovar, reinventar-nos.
Porém, nesse reinventar-se, desfazemo-nos do que ficou para trás como “roupas que não cabem mais” como diz a metáfora? Ou evocaria mais a atual campanha de conscientização sobre o lixo mundial: “Antes de jogar fora, lembre-se: não há fora”?
O que fazemos com isso é responsabilidade - resposta de cada um - a partir do momento em que decidimos nos dar conta, “nos contar” nessa trajetória que passa a ser a nossa.
A psicanálise oferece um lugar possível de escuta e elaboração dessa narrativa, com efeitos e consequências, entre repetição e criação. Para rememorar o passado, reconstruir o presente e inventar o futuro, uma análise visa antes: reconstruir um passado, inventar um presente, rememorar um futuro.
"O ponto de gravidade do sujeito é a história,
essa síntese presente do passado.
É o que supõe a análise na sua origem
e o que ela trouxe de novo"
(LACAN, 1953-54).
* Por Luciana Kie, psicóloga e psicanalista - Jardim Paulista - São Paulo / SP.
E-mail: contato@lucianakie.com.br