Psicanálise na Mídia - ENTREVISTAS TV | Psicanalista - Luciana Kie
Com mais de 100 anos, a psicanálise já é parte da cultura ocidental. Visando estar a altura de nossos tempos, não se trata de um saber fixo.
Clínica, teoria e transmissão questionam-se entre si em um constante rearranjo que se dá a partir da experiência psicanalítica de fala.
Imaginar que a práxis estaria de fora das amarras do ideal vigente é acreditar que um psicanalista atuaria como o modelo de um novo ideal.
A psicanálise nunca foi uma visão de mundo, mas é parte de sua ética mediar na cultura. Pois é de dentro do status quo que a psicanálise acolhe e recolhe o que está aparentemente fora e o realoca [real-oca; re-a-loca] como furo. Não com a explanação de sua teoria necessariamente, mas em ato.
Como lidar com os talentos dos filhos?
E com suas próprias realizações? Quais as expectativas e demandas projetadas nele? Como o desejo circula na sua família?
A reflexão vale também para situações cotidianas: escola, atividades artísticas ou esportivas, círculo de amizades, sociedade, educação... Fora da mídia televisiva, mas de similar impacto psíquico.
Íntegra da entrevista com a psicanalista: Famosos
Foto: Rodrigo - Equipe de produção Rede Record de televisão
Gravando para Rede Record. Entrevista para o programa Domingo Espetacular sobre artistas mirins: os efeitos psíquicos da fama precoce na vida das crianças e a função dos pais ao lidar com o talento dos filhos.
A partir da psicanálise, desde "A Interpretação dos Sonhos" de Freud, entendemos o sonho como a “realização de um desejo inconsciente”. Pois, é no movimento do desejo que relatamos a vida onírica, encaminhamos seus enigmas a alguém.
O psicanalista interpreta sem responder a demanda, ou seja, ele não fornecerá seus próprios sentidos. Antes, permitirá que o sujeito do desejo associe livremente, abrindo-se a Outra Cena: a hiância na qual esse é falado.
Imagens editadas do programa originalmente produzido pelo Shalom Brasi
Entrevista concedida para o programa Shalom Brasil transmitido pela TV Aberta sobre a interpretação dos sonhos na psicanálise. O programa aborda o instigante enigma da vida onírica em diferentes perspectivas e chaves culturais.
Foto: Rodrigo - Equipe de produção Rede Record de televisão